Expo Milão 2015: Pavilhão do Uruguai / INAC

Manià

O texto Expo Milão 2015: Pavilhão do Uruguai / INAC, foi escrito pela Yunis, Natalia no ArchDaily Brasil.

 

Cortesia de INAC

Cortesia de INAC

A Expo Milão 2015 será um evento com características particulares em relação às edições anteriores, uma vez que será a primeira Expo concebida em uma época em que as ameaças das mudanças climáticas e os desafios da pobreza e a fome mundial se tornaram parte relevante da agenda mundial. O Master Plan do arquiteto Jacques Herzog foi desenhado seguindo as premissas do tema principal da Expo: “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”.

O projeto do Pavilhão do Uruguai para a Expo Milão 2015 apresenta o país através de um volume único simples, mas com uma forte imagem que o confere uma clara identidade própria. Apoiado em uma praça pública de clima agradável durante todo o período da Expo, estabelece uma continuidade natural com um dos principais espaços públicos da feira: o Decumano, o qual está frente ao lote 19, limites com os pavilhões da Tailândia e Nova Guinea, e se encontra bastante próximo do Pavilhão da China, comunicando-se com este através de uma rua secundária.

Cortesia de INAC

Maquete Vista Geral. Cortesia de INAC

O Pavilhão em seu conjunto pretende propiciar uma experiência singular ao visitante, que poderá reconhecer no percurso cinco âmbitos diferentes porém interligados, que vão se sucedendo de maneira dinâmica e que conformam em seu conjunto uma unidade conceitual e espacial clara e contundente.

O edifício se abre ao público através de um acesso principal que permite ingressar diretamente ao térreo onde está o espaço de Recepção e Informação, e através de um percurso inclinado em espiral, é possível subir ao espaço principal de Exposição/Interpretação do Pavilhão. Este percurso perimetral oferece vistas dinâmicas do conjunto da Expo à medida que brinda informação sobre o Uruguai através da geração de uma paisagem sonora, onde o visitante se verá envolto até chegar ao primeiro pavimento do Pavilhão.

Cortesia de INAC

Cortesia de INAC

A rampa localizada entre a fachada de madeira acústica e o volume interno permite também um acesso ao segundo pavimento, mais privado e de acesso restringido, onde se encontram os escritórios e outros serviços para o pessoal que trabalhará no Pavilhão. Um elevador de uso público conecta todos os pavimentos, permitindo o acesso sem barreiras à todas as áreas do edifício.

 

Cortesia de INAC

Cortesia de INAC

 

A fachada do pavilhão está aparente aos visitantes da Expo através de uma envoltória suspensa que combina peças rústicas de madeira e elementos verticais em aço (além de outros elementos horizontais secundários que estão ocultos). A envoltória suspensa da cobertura do pavilhão é parte de toda a estrutura metálica do edifício. Esta ‘pele’ externa se comporta como uma malha de sombra que protege as paredes da fachada da radiação direta da luz do sol, já que a feira terá seu funcionamento durante os meses de verão. A parte interna do edifício permanece envolta em uma peça opaca de cor branca, que se abre através de recortes curvos que definem o contato com o solo e a praça pública.

 

Cortesia de INAC

Cortesia de INAC

O pavilhão atende aos critérios de sustentabilidade: utiliza materiais locais que podem ser reciclados ou reutilizados, possui um sistema passivo para controlar o ganho térmico, regula a contaminação lumínica e reduz o consumo de água.

 

Processo Construtivo, Imagem Cortesia de INAC

Processo Construtivo, Imagem Cortesia de INAC

Projeto do Pavilhão e Coordenação Geral do Projeto Arquitetônico: Arq. Javier Díaz (INAC)
Anteprojeto e Visualização: Enrique Martínez Arq. Javier Díaz
Design Gráfico Dossier e Visualização Arq. Marco Podestá Arq. Javier Díaz

Projeto Detalhado

Arquiteto Responsável: Javier Díaz
Coordenação e Desenvolvimento: Arq. Bernardo Martín – Arq. Luis Oreggioni
Equipe de Desenvolvimento: Arq. Macarena Mendiondo – Marianela Barrera – Rosina Cortegoso – Lucie Rama
Supervisão-Auditoria: Arq. Daniel Giménez
Estrutura: Ings. Magnone – Pollio
Instalações Sanitárias: Eng. Marcelo Pittamiglio
Instalações Elétricas e Iluminação: Eng. Ricardo Hofstadter
Instalações Térmicas e Ventilação, Projeto sustentabilidade: Eng. Luis Lagomarsino
Acústica: Arq. Gonzalo Fernández
Assessoramento Gastronomia: Chef Álvaro Verderosa
Arquitetos locais: MSC Associati

Cita:Yunis, Natalia. “Expo Milão 2015: Pavilhão do Uruguai / INAC” [Expo Milán 2015: Pabellón de Uruguay] 07 May 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Gabriel Pedrotti) Acessado 7 Mai 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/766534/expo-milao-2015-pavilhao-do-uruguai>

Authentic Youth Maikel Franco Jersey Authentic Youth Jung-ho Kang Jersey Authentic Youth Nicolas Meloche Jersey Authentic Youth Nicolas Meloche Jersey Authentic Youth Kam Chancellor Jersey Authentic Youth Kyle Rudolph Jersey Authentic Youth Jon Weeks Jersey Authentic Youth Joel Ward Jersey Authentic Youth Marshall Faulk Jersey Josh Doctson Youth Jersey Jalen Collins Youth Jersey Don Mattingly Youth Jersey Josh Donaldson Youth Jersey